quinta-feira, 28 de novembro de 2019

O VALOR DA AMIZADE QUE AGRADA A DEUS. ( PARTE II)




             O VALOR DA AMIZADE (PARTE 2)                  


                                              
       Existe alguns Atributos que devem ser observados numa amizade verdadeiramente cristã.

                                                                                                                                                                          

1- Se relacionar sem interesse. (1Co.10:24,33; 13:5; Jd.16) Muitas vezes o elogio exagerado, a bajulação e a lisonja é uma forma sutil de discurso interesseiro. Fazemos elogios falsos, não para favorecer o próximo mas para ganhar o seu favor, e promover a nós mesmos. Deus não tolera esse tipo de coisa porque ele olha além da lisonja, olha o coração do bajulador. Falsidade (Sl.12:2-3), intenção de armar uma cilada ou de fazer o mal (Pv.7:5), ou o desejo de ganhar vantagem (Jd.16). A adulação alimenta o orgulho de ambas as partes, levando a um fim que não é bom.
2- Dizer não quando necessário (Mat. 5:37; Tiago5;12). Não podemos temer a homens e sim a Deus.
3- Procurar o amigo quando estiver passando alguma dor. (Pv.17:17; Pv.27:10; Jo.11:35,36)
4- Ser leal e fiel na relação de amizade. Assim como Jônatas e Davi. ( Pv. 11:13; Sl. 101:6) Davi procura fiéis para estar com ele em sua casa.
5- Falar a Verdade com o amigo. É alguém que prefere o desconforto do confronto à comodidade da omissão. (PV.27:17) A crítica construtiva pode ser um vínculo precioso entre dois amigos. O ferro é afiado e moldado ao ser esfregado no mesmo material. Assim também as motivações e sentimentos são avaliados e mudanças acontecem.
6- Uma amizade verdadeira não pode ser construída sobre a cumplicidade do erro, mas sobre o confronto da verdade corrigindo os que são surpreendidos em alguma falta (Pv.17:6).
 Queridas leitoras, à escolha das amizades que temos é nossa, devemos estar cientes que: Os amigos têm influências sobre nós (Pv. 13:20; 1 cor. 15:33). Devemos evitar aqueles que terão uma influência ruim em nossas vidas. (Pv. 22:24 e25

                               Um outro perigo sutil é a solidão

Devemos cuidar do nosso coração para que a solidão, ou o anseio por relacionamentos, não nos leve a uma idolatria de amizade e a anseios desordenados por um amigo ou amiga, à ponto de nos escravizar, dominar, e nos fazer acreditar que não conseguimos viver sem eles. Quando adoramos pessoas, estamos pecando contra Deus. Os idólatras não herdarão o reino de Deus.
         Que tipo de pessoas tem exercido maior influência em sua vida? Estas pessoas têm contribuído para preservar a sã doutrina (1Tm. 6:3), ou estão enchendo sua mente com falatórios inúteis e profanos? Amizades verdadeiras vão glorificar a Deus e nos aproximar da sua vontade para nossa vida, sempre!!
 Querida amiga, não sei se você já conhece o único e verdadeiro amigo, o Senhor Jesus. Somente quando entendemos e cremos pela fé, no amor tão grande de Deus por nós em enviar seu único filho ao mundo, para nos salvar e nos perdoar de toda a injustiça, é que poderemos desfrutar de uma amizade pura e sincera com o Criador do Universo, e com os nossos irmãos em Cristo. Medite: ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu filho único, para que todo aquele que n’Ele crer, não pereça mas tenha a vida eterna ” (João 3:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário