domingo, 16 de janeiro de 2011

Deus: O Senhor das Águas.



As cidades mais atingidas pelas enchentes do Estado do Rio de Janeiro fizeram parte significante na história da minha vida e por isso não posso deixar de recordá-las .
Teresópolis, uma cidade turística com uma beleza encantadora criada pela mão de Deus. Nela passei a maior parte da minha infância em férias e finais de semana com minha família. É também onde moraram meus avós e uma grande parte de minha família materna.
              Nova Friburgo é outra cidade com lindos pontos turísticos e paisagens exuberantes, lá passei a minha Lua de Mel. Era na época considerada uma das melhores opções de turismo do Estado do Rio de Janeiro pelo romântico clima serrano.
               Hoje, infelizmente o cenário dessas duas cidades está totalmente destruído. Graças a Deus não tenho notícias de vítimas em nossa família, entretanto, tenho chorado com os noticiários que mostram o resgate das vítimas e o desespero dos moradores que perderam seus parentes, suas casas e os bens de maneira tão inesperada e violenta.
               São inúmeros depoimentos tristes, mais um em especial me emocionou bastante: Foi de um jovem que perdeu 40 familiares e estava ali na porta do IML esperando para reconhecer os corpos de todos, para então, enterrá-los com dignidade. Onde encontrou tanta força?
                A humanidade sem resposta busca culpados para a tragédia: O governo culpa as forças da natureza e a irresponsabilidade humana. A sociedade culpa o governo por não dar condições de moradia segura para a população. É evidente que o descaso, imprudência, ganância, cobiça, irresponsabilidade, falta de opção de escolha e muitos outros motivos podem ter contribuído, mas nunca sem a permissão de Deus.
               Na Bíblia existem vários relatos onde a fúria dos ventos e das tempestades foram severamente manifestadas. Desde Gênesis, vemos Deus criando e colocando limites nas águas. No dilúvio, Ele mandou que as águas subissem e inundassem toda a terra, dando fim a raça humana e deixando apenas que Noé e sua família sobrevivessem.
                Em Jó capitulo 37 diz que Deus usa os agentes da natureza ora para castigar os homens ora para regar a terra e lhes mostrar o seu amor. Da mesma forma no livro do profeta Zacarias, capítulo 10 verso 1, diz que o Senhor é quem faz o trovão e quem envia a chuva aos homens. No Salmo 135:5, o salmista declara que Deus traz as nuvens lá dos confins da terra e envia os relâmpagos. No Salmo 104:3 á 7, o autor usa uma linguagem figurada para dizer que Deus habita em cima das águas dos céus e faz dos ventos os seus mensageiros, dos relâmpagos e dos raios das tempestades os agentes de seus propósitos (seus servos).
               Enquanto ainda escrevia este artigo, minha filha estava do meu lado lendo esses textos bíblicos no computador e de repente exclamou: “Caramba! Mas tanta gente morrendo!...”. Talvez seja essa a exclamação de muitos neste momento. Lembremos o que o apóstolo Paulo falou aos Romanos no capítulo 9 verso 20: “ Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus?" Somos apenas criaturas de um Deus Soberano que pode fazer todas as coisas e nenhum dos seus planos pode ser frustrado.
               Todas essas forças tem origem nas ordens dadas por Deus e sempre cumprem a vontade divina para a humanidade, quer para o bem, quer para o castigo!
               Diante de toda essa calamidade, pensei em algumas ações práticas que podem fazer alguma diferença nesse momento: A primeira e a mais importante é orar pedindo que Deus tenha misericórdia das milhares de pessoas atingidas, dando lhes forças para suportarem as provações. A segunda, tentar fazer contato com as igrejas locais  dessas cidades para enviar recursos que sejam gastos diretamente com os necessitados. A terceira e a mais divulgada pela mídia seria procurar um posto da cruz vermelha ou de órgãos do governo que estejam fazendo arrecadações para enviar aos locais atingidos. Certamente existem diversas formas de ajuda, é só nos sensibilizarmos e agirmos!
                Querida amiga, o recado dos agentes de Deus nessa terrível catástrofe é para nós e toda a humanidade. Deus quer ter a primazia em todos os momentos de nossas vidas. O meu anseio para aqueles que estão desesperados em meio a tantas perdas e sofrimentos, é que encontrem esperança no Senhor das águas, o Único Pai gracioso e bondoso, capaz de salvar, consolar e reconstruir suas vidas, se Nele buscarem refúgio.


Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.” Romanos 8:28

Fonte: Bíblia de Estudo NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário