domingo, 2 de janeiro de 2011

Ano Novo?

         Ufa! Mais um ano se passou e um novo ano começou. É hora da faxina, da arrumação, da limpeza da casa e também de nossa vida.

          A única maneira de fazer isso é realizando uma retrospectiva para vermos de fato o que valeu a pena, glorificou a Deus, nos fez crescer e edificou a nós e aos que estiveram ao nosso lado.

          Pode ser que o desânimo e a tristeza queiram nos fazer parar quando vier a memória situações ou atitudes que não gostaríamos de ter vivido, ao nos lembrar dos alvos que não foram alcançados, pecados que não abandonamos, ansiedades que nos fizeram perder tanto tempo, preocupações que não aconteceram e nos causaram insônia, pressão alta ou medo. 
          A mente poderá trazer de volta os momentos de ira e brigas familiares que estragaram relacionamentos e refeições gostosas, roubando o tempo precioso que não volta mais e que, deixando marcas e sentimentos de amargura, causam doenças e depressão em muitos corações.
          A frustração tambem pode surgir ao vermos o tempo tão grande investido no trabalho, estudos, atividades religiosas e redes sociais se comparado com o pequeno tempo gasto em devocionais com Deus, no cultivo do relacionamento conjugal, na educação dos filhos, na pregação do evangelho de Cristo e  em amizades que glorificaram a Deus.
          E agora, o que fazer? Não dá para voltar atrás. Temos que continuar e abandonar tudo que não agradou a Deus no velho ano e pedir que Deus nos traga a memória aquilo que pode nos dar esperança: as bênçãos que Ele derramou sobre nós, a alegria da nossa salvação, a saúde, a paz, o suprimento financeiro, a Sua presença constante em nossas vidas nos dando forças nos momentos de dificuldade, as repreenssões e disciplinas que nos trouxeram de volta à obediência a sua palavra , enfim, as vitórias sobre os pecados que nos escravizaram e o cuidado especial conosco e com cada membro de nossa família.
          É evidente que vamos continuar sempre devedores diante do grande amor e santidade de Deus. É importante, no entanto, continuar no combate porque quando deixamos de avançar começamos a recuar. [1]

          O que esperar portanto do ano a que chamam de novo, quando dentro do homem tudo é velho, repetitivo, carnal e sujeito ao desgaste anormal mortificante? [2]
          Entretanto, outros há que, renovados em suas energias se fortalecem e esperam no Senhor, vão vencendo as batalhas de cada ano e, em novidade de vida, prosseguem rumo às alegrias indivisíveis do céu! [3]
          O apóstolo Paulo nos deixou um exemplo que nos ajudará a começar esse ano com muita esperança quando disse:
          "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mais uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."   (Filipenses 3: 13-14)

          Quem vive esse princípio e persevera nesse ideal durante toda a vida, só pode esperar que 2011 seja um Ano Novo para o louvor e glória de Deus. Ano de alegria e paz esperando a volta iminente do Senhor. 

Fonte Consultada: [1, 2 e 3] CÉSAR, Fausto Camargo; Ano Novo?; Jornal Palavra da Vida, 01/1980, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário