quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Humildade: A Única Maneira de Andar com Deus

Jesus define o caráter do verdadeiro discípulo Dele em Mateus 5: 3 e 5,  dizendo que os mansos e humildes herdarão o reino dos céus. Estudando um pouco mais esse texto pude aprender que os humildes que Ele se referia não eram pessoas que passavam necessidades materiais como é comum nos referirmos, mas sim aqueles necessitados que não tinham outro refúgio a não ser Deus.

"Assim ser humilde de espírito é ter total dependência de Deus, reconhecendo nossa falência espiritual diante Dele,  pois somos pecadores... e  nada merecemos além do juízo de Deus, nada temos a oferecer, nada a reivindicar e nada com que comprar o favor dos céus."

Jesus pregou esse sermão e muitos ouviram mas não entenderam pois seus ouvidos estavam surdos para reconhecerem a posição de Jesus como Senhor. Ele não reduziu os padrões nem abriu uma porta extra para os quase humildes e arrogantes, pelo contrário, manteve intacto o seu requisito fundamental pois essa é a exigência eterna de Deus para os cidadãos dos céus.

Em  2 Cr. 26  vemos a triste  história  do rei Uzias que começou a reinar com 16 anos, era temente ao Senhor e obediente a sua palavra. Foi especialmente escolhido por Deus para conduzir o seu povo e Ele o abençoou abundantemente, seu reino se expandiu e, o rei fiel e humilde para com seu Deus, conseguiu dominar os inimigos de todos os lados. Sua reputação e fama se espalharam, Uzias se tornou poderoso e auto suficiente, achando que não precisava mais de Deus e nem dos sacerdotes. A sua altivez o levou a entrar no templo do Senhor para queimar incenso no altar onde só os sacerdotes consagrados por Deus podiam entrar para realizar sacrifícios. O verso 16 diz que o seu orgulho provocou a sua queda. A vida abençoada de um grande homem foi arruinada e a sua arrogância severamente punida por Deus. O seu corpo ficou tomado pela lepra e ,até o dia da sua morte, viveu em sua casa separado de todos.

O profeta Miquéias, uma geração depois de Uzias, pregou exatamente as palavras de Deus em Mq. 6:8, dizendo: "Ele mostrou a você, ó homem o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus. Como vemos, não  há outra maneira de caminharmos com Deus; ou andamos humildemente ou não andamos de modo nenhum com Ele."

Jesus andou no meio de homens carnais e enfrentou um tremendo desafio: capturar corações para moldá-los como servos humildes que o Pai quer. Jesus falava de humildade e mostrava em sua vida o que significava elevar os outros acima dele  mesmo. Ele exemplificou essa humildade voluntária deixando sua habitação celestial para servir e morrer pelos pecadores.

Em Filipenses 2:3-8, o apóstolo Paulo nos exorta a termos a mesma atitude de Jesus não fazendo nada por ambição egoísta ou vaidade mas humildemente, considerando os outros superiores a nós mesmos, não cuidando somente dos nossos interesses mas, dos interesses dos outros. Será que temos deixado o conforto das nossas casas  para  servirmos à alguém com serviços voluntários?

Tenho a impressão que os discípulos estavam com a mesma dificuldade que enfrentamos hoje em nossas vidas.  Em  Mateus 18:1-4, Jesus disse: "Quem se faz humilde como uma criança, é o maior no Reino dos Céus." Havia uma disputa entre eles de quem era o maior ou melhor, nada diferente de nossos dias, não é?!

Em João 13:1-7, Jesus exemplifica a humildade de uma forma mais prática, aproveitando o momento da preparação da refeição da Páscoa, deu uma lição importante e necessária que jamais esqueceriam: Ele pegou uma toalha e uma bacia de água e foi até eles lavando seus pés. "Esse era um costume realizado pelos servos mais humildes da casa, mas aqui o Criador do Universo se humilhou diante de simples galileus, dando esse exemplo de servo." Quando terminou Ele fez uma pergunta e deu uma ordem:
"Entendem o que lhes fiz? Agora que vocês sabem essas coisas, felizes serão se as praticarem".

Queridas, cada dia precisamos da graça de Deus para seguirmos o exemplo de Jesus considerando os outros superiores e, esvaziando-nos de nós mesmas, deixar o trono do nosso EU  para servirmos à alguém que está necessitando de auxílio em nosso caminho.

" Mas Ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".Tg4:6                                                

Fontes: http://www.estudosdabiblia.net/d53.htm
Stott R. W. , John. Contracultura Cristã. ABU Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário