segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vencendo a Preocupação (Parte 1)

          “Procure um psiquiatra!”, foi o que o médico nos disse depois de fazer todos os exames e não encontrar nenhum problema físico. “Como?”, exclamei. “E a taquicardia com batimentos chegando a quase 200 por minuto? O que faço então com minha pressão arterial com picos elevadíssimos?” O cardiologista olhou para o meu marido e disse: “Ela Não tem nenhuma doença! O problema dela é psicológico, vou receitar um sedativo para os momentos de crise.”

           Eu não sabia se ficava feliz ou triste, o que eu queria mesmo era me ver livre de todos aqueles sintomas que começavam quando eu menos esperava e que me faziam correr para o pronto socorro e tomar Valium (calmante) na veia. Não, eu não queria mais ter que ser dopada sem nenhuma explicação, apenas para amenizar o mal estar e a sensação de um ataque cardíaco.

           E agora como sair dessa? Já tinha pedido muitas vezes para Deus me curar, mas até aquele momento nada havia mudado. Cheguei a questionar até a minha fé em Cristo, mas a certeza da minha salvação estava bem presente em meu coração. Fui para casa abatida sem aceitar o diagnóstico médico. Decidi que não iria procurar um psiquiatra. Se não estava doente do físico, só Deus poderia curar o meu coração, minha alma, minha mente ou o que fosse...

           Sou imensamente grata a Deus por ter me mostrado o único caminho que devia seguir naquele momento. Comecei pegando minha Bíblia e buscando nas Escrituras o remédio para o meu problema. Encontrei em 1 Pedro 5: 7, Deus me convidando a lançar todas as minhas preocupações sobre Ele, porque Ele tem cuidado de mim. O que sobrecarregava o meu físico naquele momento era o peso das minhas ansiedades e Deus estava se oferecendo gratuitamente para levá-las sobre Ele e ainda cuidar de mim também. Que convite oportuno!!!!!!!

           Embora tenha sido um tempo difícil e de sofrimento, a primeira lição que aprendi é que Deus nos ordena a não andarmos ansiosas e que toda ansiedade é pecado. Pecado!!!!!!!

           Há muitas passagens na Bíblia onde Deus nos diz para não nos preocuparmos. Quando desobedecemos a sua palavra, isso é pecado. 
 
             A preocupação pecaminosa geralmente nos leva a pensar no amanhã sobre algo que não tenho controle e que não tenho certeza se irá acontecer. A pessoa ansiosa está sempre imaginando como as coisas serão no futuro e na maioria das vezes essas coisas não acontecem ou são bem diferentes da imaginação. O que fazer então para não ficar ansiosa?

           Jesus  responde essa pergunta quando diz: Não se preocupem” (Mateus 6:31) “ Portanto não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu mal." (Mat.6:34)

           Cada dia temos problemas suficientes para enfrentarmos, os de amanhã pertencem a Deus. Deixamos de viver para glória de Deus e de desfrutar suas bênçãos hoje, se ficarmos ansiosas com o amanhã.

           Conforme sabemos, a medicina trata a ansiedade como uma doença e por isso cada vez mais encontro mulheres dependentes de medicação colocando a esperança em tratamentos que vão apenas aliviar os sintomas, como no meu caso.

          Querida amiga,  Deus nos ensina que ansiedade é um pecado como adulterar roubar, matar, mentir..... por isso nenhum remédio ou médico pode curá-la. Posso afirmar a você que encontrei nas Escrituras o alívio para toda angústia e aflição que nenhum remédio ou tratamento pode me oferecer.. Vale a pena experimentar!

            Se Deus quiser, no próximo artigo de nossa série “Vencendo a preocupação”, vamos estudar outras passagens da Bíblia que revelam onde se origina a preocupação e o que fazer quando ela atacar nossa mente.

Um comentário:

  1. Oi Lilian, muito importante o assunto abordado, pois todos temos preocupações diárias, algumas tiram o sono, outras a paz, e tão poucas vezes nos preocupamos em simplesmente confiar nos caminhos que Deus usa para nossa instrução e para Sua glória.

    Abs.

    ResponderExcluir